terça-feira, julho 12, 2011

As Cores

As cores são essenciais para dar vida ao ambiente, seja de forma tranquilizadora ou energizante. Um toque de cor no ambiente já o transforma, as tonalidades podem dizer muito sobre o espaço, determinando sobre o estilo e deixando o espaço harmonioso.
Tons neutros deixam o ambiente mais confortável, exemplos: bege, grafite, marrom entre outras
As soft colors ou off – whites são tonalidades em branco com um toque suave de algum tom, por exemplo, em ambientes que se têm muitas dúvidas sobre que cor utilizar, ou quer destacar apenas uma parede com um tom forte, as utilizando nas outras paredes, ou também quer fugir do branco total, optam-se por essas tonalidades.
As cores cítricas são usadas apenas em casos em que o estilo do ambiente condiz com o tom e no caso de fachadas, geralmente não ficam agradáveis.
Cores primárias, são tons muito simples e não enriquecem, dependendo do ambiente e do uso. Vejo muito em casos de fachadas, até padronização de empresas com uniformes, são cores pesadas para esse fim, no caso de empresas fica um aspecto de simplicidade e não de eficiência, no caso de fachadas por serem cores fortes geram poluição visual. As cores primárias usadas da forma correta até tem sua beleza visual, portanto é sempre necessário a decoração se adequar a cor ou vice-versa.
As tonalidades ditas quentes que são os vermelhos, alaranjados e amarelos, são percebidas como tons com mais energia, já as tonalidades ditas frias que são os azuis, verdes e púrpuras, transmitem a sensação de tranquilidade.
Para fugir das cores vivas, existem os tons neutros e os tons pastéis. Os tons neutros têm menos luminosidade, e os pastéis já são mais luminosos, soft colors. Essas tonalidades são mais agradáveis ao olhar, mas também é tudo uma questão de gosto.
Quando for pintar uma parede o ideal é fazer um teste antes, comprar uma lata pequena e aplicar em alguma área da parede, assim você verá se a cor realmente é a tonalidade esperada. Lembre-se que durante a noite a cor sempre vai parecer mais escura, então confira em horários diferentes, não esquecendo que luminárias no ambiente também interferem na tonalidade.
Separei alguns tons bacanas que estão nos leques de cores das tintas Coral e Suvinil (tem a *), nem preciso dizer que os meus preferidos são os tons neutros, mas lembrando que elas podem conter variações nas cores. Aproveite e faça uma simulação de ambiente nos sites das tintas. Boa sorte na escolha!










Sites de referência: www.tintascoral.com.br  e   www.suvinil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário